DESBLOQUEIO DE CONTAS

Moraes, do STF, desbloqueia contas de dono do Coco Bambu e outros empresários bolsonaristas

Ministro determina que o Banco Central comunique aos respectivos bancos o desbloqueio imediato dos ativos financeiros dos empresários

ANTONIO AUGUSTO/AFP
O ministro Alexandre de Moraes determina o desbloqueio das contas de empresários bolsonaristas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que as contas de empresários bolsonaristas alvos de operação desde o dia 23 de agosto sejam desbloqueadas. A decisão foi assinada nesta quarta-feira, 14. Entre os atingidos, estão Luciano Hang, da Havan, e o Afrânio Barreira, do Coco Bambu.

Conforme o entendimento do ministro, depois de já ter passado o feriado do 7 de Setembro e da quebra de sigilos bancários dos investigados, "medida que possibilitará o aprofundamento da investigação e verificação de eventual financiamento de atos criminosos", não tem mais necessidade que os bloqueios das contas sejam mantidos.

Moraes determina que o Banco Central informe às respectivas instituições bancárias que efetuem o desbloqueio dos ativos financeiros dos empresários imediatamente.

Além do bloqueio das contas, em agosto último, o ministro da Suprema Corte havia autorizado uma operação de busca e apreensão de objetos celulares e pen drivers de empresários bolsonaristas que haviam propagado mensagens antidemocráticas em um grupo de WhatsApp.

No período, Moraes justificou que o comportamento investigado revela "o potencial de financiamento de atividades digitais ilícitas e incitação à prática de atos antidemocráticos".

Com base no documento do gabinete do ministro, um desses riscos era a proximidade do 7 de Setembro, assim como as manifestações de eventuais atos golpistas contra a democracia. Sua intenção, segundo o referido relatório, era a de cortar o financiamento a eventuais manifestações contrárias à democracia.