Cazuza completaria 65 anos de idade nesta terça-feira, 4 de abril, se estivesse vivo; o poeta exagerado foi um dos grandes compositores brasileiros
Um dos artistas mais icônicos e atemporais da música brasileira, Cazuza completaria 65 anos de idade nesta terça-feira, 4.
Nascido na capital carioca no dia 4 de abril de 1958 como Agenor de Miranda Araújo Neto, Cazuza faleceu em 7 de julho de 1990, por complicações da Aids.
Cantor, compositor e poeta, Cazuza deixou um legado na Arte e Cultura do Brasil que, até os dias atuais, são relevantes para a sociedade brasileira.
25 anos sem Tim Maia: descubra as músicas mais ouvidas do artista
Em homenagem ao poeta "exagerado", e com material de apoio do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), o Vida & Arte listou cinco curiosidades musicais de Cazuza. Confira lista abaixo:
1. 230 canções compostas
O músico é autor de 230 obras musicais, ou seja, composições deixadas por ele que já possuem letra e/ou melodia. Como as obras “Ideologia”, “Faz parte do meu show” e “Preciso dizer que te amo”.
2. 272 músicas gravadas
Cazuza deixou 272 gravações, que são os registros das obras que podem ser ouvidas em diversas plataformas, sejam físicas (CDs e DVDs) ou virtuais, como “O tempo não para” e “Brasil”.
Elis Regina: conheça as músicas mais ouvidas da artista no Spotify
3. Músicas mais regravadas no Brasil
Segundo relatório da Ecad, “Codinome Beija-Flor” é a canção mais regravada de Cazuza, seguido de “Exagerado” e “Pro dia nascer feliz” juntas na segunda posição, e “Bete balanço", no terceiro lugar.
4. Músicas mais tocadas nos últimos 10 anos
Composição de Cazuza, Leoni e Ezequiel Neves, “Exagerado” é a música mais tocada no Brasil na última década. Já “Malandragem” e “Bete balanço” estão na segunda e terceira posição, respectivamente. Ambas as canções são composições de Cazuza e Frejat.
110 anos de Luiz Gonzaga: "Asa branca" é a música mais tocada do Rei do Baião
5. Amizade com Frejat dentro e fora dos palcos
Parceiros de longa data, Frejat e Cazuza se tornaram amigos quando formaram a banda Barão Vermelho, em 1981. Após a morte do poeta, Frejat é o artista brasileiro que gravou mais vezes as músicas de Cazuza. (O Povo - é paarc eiro de oxereta.com)